Adobe - Instalar o Adobe Flash Player 12324.09.2013x Version Update Install Adobe

X

Projeto 1 - Observatório de Áreas Protegidas

Projeto 1 - Observatório de Áreas Protegidas

Observatório de Áreas Protegidas

Este projeto objetiva avaliar, criticamente, os processos de construção de governança relacionados à gestão da biodiversidade, a partir da leitura dos marcos legais e institucionais e políticas públicas, nos âmbitos internacional e nacional e da discussão de temas centrais contemporâneos vinculados, com este enfoque.

Para tal, o projeto parte da discussão teórica da relação sociedade e natureza, para abordar as subjetividades envolvidas no processo e de que forma estas se expressam em uma perspectiva sócio política, na contemporaneidade. A partir desta abordagem, são estudados os marcos legais e institucionais que orientam este tema e influenciam a concepção de políticas públicas de proteção da natureza, em seus aspectos estratégicos de governança e inclusão social.

Este projeto se desenvolve a partir do olhar crítico sobre a Convenção da Diversidade Biológica, em suas interfaces com a Convenção de Mudanças Climáticas e principais diretrizes internacionais para o setor, para então abordar, em maior detalhamento, as políticas públicas nacionais com este enfoque e os desafios para a construção de governança democrática para a gestão da biodiversidade.

No plano teórico, o projeto busca também compreender de que forma o imaginário sobre natureza se constrói nas políticas públicas, a partir da interpretação do consumo verde e do marketing ambiental. Esta leitura orienta a pesquisa empírica sobre as áreas protegidas e seus sistemas de gestão. Em um primeiro momento, o foco da pesquisa é dirigido às Unidades de Conservação do Estado do Rio de Janeiro para, progressivamente, avançar no plano nacional. O projeto busca também apoiar a construção e teste de ferramentas para a gestão participativa de Unidades de Conservação. Este objetivo está centrado no denominado “Projeto SIMPARC”, em desenvolvimento a partir da cooperação internacional com o Laboratório de Informática de Paris (LIP 6).

Este projeto envolve pesquisadores de diferentes áreas de conhecimento e inserções institucionais e se desenvolve em parceria com pesquisadores do IFCS/UFRJ, do Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental da UFF, com o ICMBIO e com o INEA-RJ (no plano nacional) e com o Museu Nacional de História Natural de Paris (MNHN) e com o Laboratório de Informática de Paris (PARIS 6).

Integrantes:
Pesquisadores - Marta de Azevedo Irving, Frederico Loureiro, Gian Mario Giuliani, Davis Sansolo, Jean-Pierre Briot, Serge Bahuchet, Camila Gonçalves e Teresa Mendonça.
Doutorandos - Claudia Horta, Gustavo Melo, Heloisa Ferraz, Luis Felipe Cozzolino e Bruna Ranção Conti.
Mestres - Elisabeth Oliveira, Eloise Silveira Botelho, Frances Vivian Corrêa,  Larissa Fernandes, Maria Fernanda Alegria, Rodrigo Fasano e Sultane Mussi,